sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Brasil. Itamaraty cria quota para afro-descendentes em concurso para carreira diplomática


O Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, criou uma quota para candidatos afro-descendentes no concurso de admissão à carreira de diplomata.
O concurso, realizado anualmente pelo MRE para selecionar diplomatas brasileiros, vai instituir a política de quotas a partir de 2011, segundo informou um comunicado do Itamaraty. Na segunda das quatro fases do concurso serão acrescentadas 10 por cento das vagas para afro-descendentes.
O concurso é aplicado pelo Instituto Rio Branco está previsto para o primeiro semestre de 2011 e irá oferecer 26 vagas. Os candidatos deverão indicar a sua descendência africana através de uma auto-declaração na hora da inscrição.
O instituto irá facilitar “um pouco mais” na segunda fase para os afro-descendentes, mas a seleção seguirá os mesmos critérios rigorosos, informou a assessoria de imprensa do Itamaraty.
Segundo o comunicado do MRE, a reserva de vagas segue de acordo com as “iniciativas voltadas para a promoção da diversidade dos seus quadros, e em consonância com os dispositivos do Estatuto da Igualdade Racial”, lei promulgada dia 20 de julho de 2010.
A iniciativa, de acordo com o ministério, “soma-se ao Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco, iniciado em 2002, que concede bolsas de estudo a candidatos afro-descendentes, com o objetivo de auxiliar na sua preparação para o exame de admissão ao Instituto”. Até ao momento, 198 candidatos de descendência africana foram beneficiados pelas bolsas de estudo, de entre os quais 16 foram aprovados no concurso de admissão à carreira de diplomata.
O concurso do Rio Branco é tido como um dos mais disputados do Brasil. Este ano, foram oferecidas 108 vagas para mais de 13 mil inscritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário