sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

África do Sul. Vida atribulada e polémica de Wiinie Mandela será tema de ópera


A vida atribulada e sempre polémica de Winnie Madikizela-Mandela, ex-mulher do primeiro presidente negro da África do Sul, será tema de uma ópera a estrear no Teatro Nacional de Pretória em 28 de abril do próximo ano. Para o produtor sul-africano Mfundi Vundla, “Winnie é uma personagem complexa e uma figura maior da História sul-africana e a sua vida contém elementos de showbiz bem como de uma figura dramática, ideal como tema de uma ópera”.
Vundla, que tem uma vasta experiência em produções artísticas, com destaque para uma das mais populares telenovelas sul-africanas, intitulada “Generations” (Gerações em português) irá trabalhar com o conhecido compositor Bongani Ndodana-Breen e com o produtor cinematográfico Warren Wilensky em “Winnie - a Opera” e declara-se “feliz” pela circunstância de Winnie Mandela ser viva e poder colaborar na elaboração deste “pedaço da sua herança”.
A ópera não contará com partituras em italiano, espanhol nem francês, sendo cantada num misto de inglês e xhosa, a língua natal daquela a quem muitos chamam “a mãe da nação”. Winnie esteve envolvida na primeira pessoa em alguns dos mais heróicos episódios da resistência contra o regime do “apartheid” mas também em alguns crimes de enorme gravidade, revelados na Comissão da Verdade e Reconciliação, na década de 1990, na fase de transição para a democracia representativa, tais como rapto e homicídio de suspeitos de colaboração com o anterior regime.
É precisamente nessa altura (primeira metade da década de 90) que se passa a ação, de acordo com o produtor. A atriz que dará corpo e voz a Winnie na ópera só será conhecida no próximo mês de janeiro, mas os produtores garantem que Winnie Mandela deu o seu aval à obra. A orquestra, composta na grande maioria por sul-africanos, contará com 60 músicos e alguns instrumentos tradicionais africanos.
A vida de Winnie passou a ser do domínio público quando, em 1964, o seu então marido Nelson Mandela foi condenado a prisão perpétua por alegada traição ao regime do “apartheid”. Passando desde então a ser protagonista de inúmeros episódios de revolta contra o sistema, viria a ser detida em 1969 por imprimir e distribuir propaganda contra o regime.
Em 1992 viria a separar-se do marido, que hoje é casado com a viúva do primeiro presidente de Moçambique, Samora Machel, por alegada infidelidade.
Quatro anos depois, Nelson Mandela contou em tribunal, nas audiências do processo de divórcio, os episódios de traição conjugal da mulher enquanto ele estava preso pelo regime, o que contribuiu para uma dramática perda de popularidade e prestígio de Winnie, quer a nível pessoal quer político. Em 2003 foi condenada, com pena de prisão suspensa, por furto e fraude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário