segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Banco BESA na falência


A maneira como os bancos começaram a instalar-se em Luanda depois do advento da paz em 2002, com centenas de agências a abrir quase à maneira da proliferação de células cancerosas, invadindo espaços com características próprias, transfigurando-os de fio a pavio até eles serem idênticos ao invasor e assumirem todas as suas funções de predadores, fez-nos pensar numa tirada de Thomas Jefferson, em 1808, vejam bem: «Creio que as instituições bancárias são mais perigosas para as nossas liberdades do que exércitos inteiros prontos para o combate. Ora o que acontece pelo momento é que, cada vez mais, o país continua a ser invadido por uma avalanche de agências de um grande número de instituições bancárias, angolanas e internacionais. Vieram porque os lucros são fabulosos. Vieram para aceder a eles. E o que neste momento nos espanta é que um dos mais opulentos bancos portugueses, dos últimos a instalar-se em Angola, o BESA, esteja a dar sinais por demais claros de se encontrar à beira da falência. Pedem mil dólares para abrir conta e não têm dinheiro para retribuir aos seus clientes. Dizem que estão à espera de dinheiro de Portugal. Muito inquietante. Lembram-se da falência do Lheman Brothers e da crise mundial que se seguiu. E se o BESA falir agora, em Angola, que tipo de crise nos será reservada? É simplesmente aterrador.

3 comentários:

  1. mas é assim que funciona as ditaduras do dinheiro.

    ResponderExcluir
  2. Meus cotas tais como Sr, William Tonet, David Mendes, PR Samakuva da G unit, Cota Abel casa ce, Brigadeiro10 pacote e por fim Kid mc, Mck. o pais em que vivemos nos está nas vcs mãos por esta e outras razões da vida. Deus há de voz ajudar nesta lado tdo porque diz o senhor, o meu povo sta á durmir envios - vos estes acima citado para voz levantar e despertar do longo sono.(o ladrão só vem pra roubar, matar, e destruir.

    ResponderExcluir
  3. A justiça de Deus demora mas sempre é vista 1 dia todos esses ladroes irão pagar por tudo que tem feito por esse povo que sofreu muito durante o período colonial e não só.............eu chamo-me Monzady

    ResponderExcluir