domingo, 27 de fevereiro de 2011

Venezuela. Estudantes conseguem acordo para libertação de presos políticos, suspendem greve de fome


Estudantes de dez estados da Venezuela suspenderam no 22.02 uma greve de fome que mantinham em Caracas, há 23 dias, junto da Organização de Estados Americanos e várias embaixadas, anunciando que conseguiram nomeadamente "a pré-liberdade para sete presos políticos. Assim como o Governo (venezuelano) deu sinais, nós damos mostra do nosso compromisso porque somos estudantes sérios e neste momento terminamos a greve de fome, dando um sinal de entendimento", anunciou Lorent Saleh, coordenador do movimento Juventude Ativa Venezuela Unida (Javu).

Segundo Saleh, os estudantes chegaram a um acordo com o ministro venezuelano do Interior e Justiça, Tarek El Aissami, para a concessão da pré-liberdade a sete presos políticos: Sílvio Mérida Ortiz, Felipe Rodríguez, Otto Gebauer, Arube Pérez, Marco Hurtado, Biagio Pilieri e Freddy Curupe. Garantindo que os estudantes vão continuar em vigília nacional, anunciou para a realização de uma reunião com o Governo nacional, advogados e familiares de presos políticos, que no 28 visitarão o cárcere La Planta com o ministro do Interior, adiantando que os presos já julgados vão ser transferidos para instalações mais apropriadas. Referiu também que há ainda um compromisso de prestar cuidados médicos a outros presos políticos que apresentam problemas de saúde. Os estudantes apelaram ainda à Organização de Estados Americanos para continuar a insistir junto do Governo venezuelano até conseguir que uma comissão daquele organismo visite a Venezuela para verificar a situação dos direitos humanos no país.

Um comentário:

  1. Dia 7 todos juntos, veceremos

    Caros irmaos
    O nosso sufrimento esta quase ao fim
    Forca Angola, dictador e sua corja vai cair e so ser pacienca
    Nos ca na englaterra estamos a torcer por este dia e uma grande pena nao poder estar presente nesta importantissima data historica mas estaremos com voces aqui frente da embaixada Angolana. A comunidade Angolana no reino unido ja accionou a BBC, SKY news, CNN, TV press, Aljazeera e outros orgaos de informacao internacional do acontecimento do dia 7 de marco. E hora de por-se um fim a essa humilhacao que os Angolanos tem sofridos. Desde a independencia os Angolanos tem sempre sido tratado como cidadaos de segunda classe. nao temos casas, agua, electricidade, gas, trabalho, nem dignidade num pais que importa 1 milhao de barris de petroleo diario para a china sem contar com a europa e a america. aonde esta o dinheiro. Desde que me conheco como homem so os estrangeiro tem tudo em Angola o Povo e so miseria atras de miseria.
    Eu sempre fui MPLA das massas do tempo de neto
    um abraco,
    MPLA verdadeiro
    kanny luis

    ResponderExcluir