domingo, 27 de fevereiro de 2011

Moçambique: Seis polícias detidos por suspeitas de envolvimento em fuga de imigrantes


Seis polícias estão detidos por suspeitas de conivência na entrada e fuga de imigrantes ilegais no Centro de Refugiados de Maratane, província de Nampula, norte de Moçambique, informou no 23.02 o Comando Provincial da Polícia. Segundo Inácio João Dina, chefe do Departamento de Relações Públicas no Comando da Polícia da República de Moçambique em Nampula, uma sargenta está entre os detidos, por ordem do Tribunal Judicial da Província de Nampula.

Os seis polícias estão detidos em ligação com a evasão de 68 imigrantes da Somália do Centro de Refugiados de Maretane, detidos a 19 de janeiro na província da Zambézia, centro de Moçambique, disse Inácio João Dina. A sargenta é suspeita de acolher estrangeiros em situação ilegal na sua própria residência, prática denunciada pelos vizinhos, e de facilitar saídas ilegais do referido centro, afirmou o chefe do Departamento de Relações Públicas.

O envolvimento de agentes da lei e ordem no fluxo de imigrantes ilegais em Nampula levou já o Comando Provincial da Polícia a ordenar na semana passada a cessação de funções de todos os responsáveis da 2ª Esquadra, unidade policial com jurisdição sobre o Centro de Maratane.

Moçambique assiste nos últimos tempos a uma entrada anormal de imigrantes ilegais provenientes do Corno de África e dos Grandes Lagos, muitos dos quais pretendem chegar à África do Sul, a economia mais próspera do continente. Mas muitos dos imigrantes que passam por Moçambique acabam deportados da África do Sul para Moçambique, como aconteceu com um grupo de 400 imigrantes, alguns que se encontram agora alojados na província de Maputo, sul, à espera de repatriamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário