domingo, 27 de fevereiro de 2011

Marrocos. MNE "extremamente preocupado" com situação na Líbia


Marrocos está "extremamente preocupado" com a situação que se vive atualmente na Líbia, inquietação que diz respeito tanto ao povo líbio como à situação regional, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros de Marrocos. "Esperamos que a violência cesse, que o país não mergulhe no caos e que não haja uma guerra civil", afirmou Taib Fassi Fihri.

O governo marroquino criou "uma célula de acompanhamento da situação" e, com a embaixada em Tripoli e com o consulado em Benghazi, "mantém-se em contacto" com a comunidade marroquina na Líbia (perto de 100 mil pessoas), afirmou o ministro.

A Líbia vive desde há uma semana uma revolta popular contra o regime de Muammar Kadhafi, situação que nos últimos dias levou a violentos confrontos entre manifestantes e forças leais ao poder, com centenas de mortos, de acordo com organizações não governamentais. Questionado sobre a contestação na vizinha Argélia, onde manifestantes têm sido impedidos de desfilar pelas autoridades nas últimas semanas, o ministro marroquino respondeu "que cada país tem a sua própria resposta tendo em conta a sua realidade política e histórica. O mundo árabe não é todo igual", sublinhou o chefe da diplomacia marroquina.

"O essencial é que argelinos e marroquinos possamos trabalhar para o futuro. Trabalhar para o futuro da juventude. A melhor resposta a todas estas dificuldades é um Magrebe integrado, onde as pessoas possam circular, criar crescimento e possam também aprender com as experiências dos outros".

Nenhum comentário:

Postar um comentário