terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

EDUCAÇÃO E GIZ Falta de retorno na via expressa Benfica-Patriota perigou a vida dos policiais em serviço, às mãos de um kamicaze expatriado


A execução das obras da Odebrecht tem deixado muitos questionamentos sobre o profissionalismo dos seus arquitectos/engenheiros, principalmente no que se refere às estradas. Dia 3 de Fevereiro de 2011 ocorreu na via expressa Benfica-Patriota o atípico desafio à autoridade que jamais qualquer angolano ousou, algum dia, protagonizar contra o exercício da nossa sacrificada polícia nacional.

Manuel Fernando*

Estavam passados 40 minutos das 9 horas da manhã, horário de grande correria no tráfego, dos trabalhadores em direcção ao serviço, quando todos foram forçados a paralisarem as suas viaturas, chegando-se mesmo a acumular um número superior a 200 que aí permaneceram, durante mais de 30 minutos.

O condutor de um camião, de nacionalidade chinesa, desrespeita a ordem de um polícia de trânsito, forçando o agente a retirar-se da sua trajectória para que não fosse atropelado. Um turismo policial parte em socorro e pára o camião percorridos cerca de 2 quilómetros. Surpreendentemente o camião põe-se em marcha, desviando a viatura da polícia, começando um episódio que bem valeria para um filme de curta-metragem. Foi um ‘ultrapassas tu, ultrapasso eu’, o que obrigou aos policiais pedirem ajuda aos automobilistas, para que estes bloqueassem a passagem, em toda a largura da via expressa, e assim neutralizar-se o chinês. Mas, atónitos, vimos o camião a deslocar-se com retaguarda, como que a ganhar impulso e arrancou de forma ameaçadora querendo ‘empurrar’ o carro da polícia, acção repetida 3 vezes. Perante aquele absurdo, sugeri aos polícias que disparassem aos pneus, mas nenhum dos polícias tinha sequer uma pistola. Perante aquele ambiente colérico, com o chinês trancado na cabine do camião, exibindo ameaçadoramente uma barra metálica, dois socorristas civis, de ocasião, conseguiram paralisar o camião retirando inicialmente o filtro de ar, desligando a bateria e finalmente cortando dois condutos de abastecimento de combustível do depósito para o motor.

Do socorro policial solicitado, surgiram dois agentes da ordem pública e uma furgoneta da Brigada Especial de Trânsito, com mais seis polícias que também não conseguiram demover o chinês para a abertura da viatura.

Aproveitando-se de um transeunte da mesma nacionalidade do kamikaze conseguiu-se neutralizá-lo, depois de longa negociação, mas que obrigou a um dos policiais a penetrar pela janela semi-aberta do camião, facilitada por uma distracção do “bandoleiro”. Lamentavelmente, o prevaricador é colocado no interior do turismo da polícia sem algemas, obrigando a outro puxa-puxa entre o ‘bandido’ e os polícias, também com a intervenção de socorristas civis.

Consequências da falta de retorno na via-expressa
Entre as grandes dificuldades de acesso do corpo da polícia ao local do incidente foi o facto da referida furgoneta ter que percorrer mais de 10 quilómetros porque incompreensivelmente os construtores da via-expressa decidiram exibir um dos seus maiores erros na projecção daquela maldita estrada, denominada via-expressa.

Perante a dificuldade de conseguir-se uma habitação nos projectos habitacionais milionários que se vão erguendo em Luanda, muitos têm sido os cidadãos anónimos que têm ajudado o executivo, na projecção de bairros de autoconstrução dirigida. Assim surgiu no município da Samba o florescente e urbanizado, mas não acreditado bairro Projecto Zona Verde, nas imediações da via expressa Benfica-Cacuaco. Um bairro que em nada inveja as barricadas que constituem os muros de Talatona, uma miscelânea de ricos e pobres compartilhando o mesmo espaço, sem violação das regras urbanísticas. Mas como “a alegria do pobre não dura muito”, a estes desprotegidos foi-lhes retirada a possibilidade de usufruírem de qualquer rotunda ou retorno, ao longo da estrada principal que percorre o bairro. Para que se possa entender: quem sai do ex-controlo da polícia do bairro Benfica e queira dirigir-se, por exemplo, ao Instituto Superior de Serviços Sociais, instituição que localiza-se a cerca de 400 metros, deve percorrer mais de 10 quilómetros, porque o retorno encontra-se nas imediações do bairro Lar do Patriota. Puro absurdo de engenharia. O mais caricato torna-se ainda o silêncio da administração municipal, perante a dificuldade que os seus munícipes vivem para alcançarem as suas residências.

O condenável acto protagonizado pelo cidadão chinês, para além de ter afectado a pontualidade de muitos funcionários, poderia ter originado outras consequências, por falta de saídas de emergência, ante as valas e separadores que ladeiam a via. Demonstrou a esses construtores medíocres, que a inexistência de uma rotunda ao longo da via que cruza o extenso território residencial, também cria dificuldades às operações de emergência dos órgãos de defesa e segurança. O que seria da vida dos polícias envolvidos se não tivessem nesse dia a colaboração popular? O que seria da vida dos polícias se esta acção tivesse ocorrido no período nocturno? No entanto, quando todos os trabalhadores/espectadores clamavam pelo repatriamento incondicional do ‘quase homicida’, constou-nos, que o malfeitor, sob custódia da polícia foi sorrateiramente retirado da esquadra, por um General das FAA, sem qualquer processo instruído e sob o olhar obediente e inerte dos policiais.

Em condições normais teriam recaído sobre o infractor, acusações como: desacato a autoridade, tentativa de homicídio, ameaça com objecto contundente, tentativa de suborno, alteração da ordem pública e condução de um viatura sem o documento que o habilita. No entanto, angolanos têm sido intimados com multas, por cruzarem o semáforo no amarelo.

Angola já deixou de ser o país onde a lei é determinada pelo cano do fuzil, existem leis escritas, e estas devem ser rigorosamente respeitadas sem maquilhagens de uniformes ou estatutos especiais, muito menos aos cidadãos que tudo fazem para atropelarem os nossos costumes.

Da mesma forma que o angolano submete-se às leis nos países para onde se desloca, o mesmo deve ser exigido aos estrangeiros no nosso país, sob pena da reincidência de erros graves implicar o repatriamento.

Angola como país deve fazer-se respeitar, começando pelos seus dirigentes assim como as altas patentes da polícia e das forças Armadas.

Não é digno que os angolanos se sintam aterrorizados no asfalto do seu próprio país, sempre que por perto estiver uma viatura conduzida por um chinês, assalariado/não-qualificado, mas usufruindo de imunidades sem justa causa. Um automobilista desencartado é um potencial homicida e já são muitas as vítimas deste mal, desde que se começou a importar operários em quantidades industriais de origem asiática, ostentando credenciais de instituições do governo que os autoriza a conduzir à margem da lei.

*manuelfernandof8@hotmail.com

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