terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

CRÓNICA DE MARTA. A coragem de inovar


Marta Fernandes de Sousa Costa
A 10ª edição da EXPOFESTA REGIONAL DA MELANCIA, realizada no parque do Sindicato Rural de Pedro Osório e Cerrito, superou todas as expectativas, alcançando número de visitantes superior ao das edições anteriores.

A festa tendo sido realizada, com êxito, nos nove últimos anos, no lindo Parque Santa Thereza, era natural o receio de que a mudança representasse fracasso, inclusive de público. Mas, com o crescimento alcançado pelo evento, o parque já se mostrava inadequado, por não possuir algumas instalações necessárias ao conforto dos visitantes. Assim, num gesto corajoso, que é provável tenha custado muitas noites de insônia, os organizadores assumiram a responsabilidade da mudança, aceitando as conseqüências, por acreditarem nas condições favoráveis do novo local.

Organizada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento (COMUDE), a festa se transformou em sucesso de público e de atrações. Nos três dias, foram distribuídas duas toneladas de melancia, em filas constantemente renovadas. Excursões vieram das cidades próximas; a quantidade de automóveis superou as expectativas, obrigando a ocupar o estacionamento maior, antes considerado desnecessário. Os prefeitos das cidades-irmãs, Pedro Osório e Cerrito, participaram de todas as programações, prestigiando os participantes de cada evento. Inúmeros políticos se fizeram presentes, tanto no encontro com o vice-governador e os prefeitos da região, no primeiro dia, como nos outros dois dias, para desfrutar da festa e participar da alegria do povo.

O Sindicato Rural teve a oportunidade de abrir as porteiras e participar da festa do produto que caracteriza a agricultura familiar da região. Mais uma vez, cumpriu sua função de servir ao produtor rural.

A 10ª Expofesta Regional da Melancia demonstrou o grande potencial do parque do Sindicato Rural de Pedro Osório e Cerrito. Sendo a primeira no local, com público muito além do esperado, é provável que público e organizadores tenham tido alguns problemas, cota comum ao pioneirismo. Inconveniências facilmente contornáveis, para a continuação exitosa deste evento e para a abertura a outros. Nada que empane a brisa fresca sob os eucaliptos, o encanto das tituladas, a música proporcionada pelas diversas bandas.

Mas tudo isso se tornou possível pela coragem de ousar. Muitas vozes, é natural, se ergueram em desacordo, aconselhando cautela e a repetição das fórmulas conhecidas. Vozes como aquelas que todos ouvimos, ao longo da vida, puxando-nos para trás, para que não nos machuquemos, não quebremos a cara, não demos o passo fora dos trilhos. Vozes bem-intencionadas, a maioria das vezes, preocupadas com o nosso conforto. Só que o mundo só anda pra frente pela capacidade de ousar dos que se negam a ouvir tais vozes.

São as idéias novas, as trilhas abertas, as picadas improvisadas, que fazem a humanidade avançar e não ficar se repetindo. Essa a lição maior que a 10ª Expofesta Regional da Melancia nos deixa.

*www.martasousacosta.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário