segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Síria. ONU avalia o balanço da repressão do regime em cerca de 4.000 mortos


O balanço de vítimas da repressão da contestação na Síria é de pelo menos 4.000 mortos, declarou no dia 01 de Dezembro a Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay, numa conferência de imprensa.
"No que diz respeito à Síria, consideramos que o balanço é de pelo 4.000 mortos, mas segundo as nossas informações pode ser bastante superior", declarou Pillay, na véspera de uma sessão especial do Conselho dos Direitos Humanos da ONU sobre a situação na Síria depois de ter sido divulgado um relatório de uma comissão de inquérito.
O último balanço da ONU sobre a repressão na Síria era de 08 de Novembro e dava conta de 3.500 mortos desde o início da vaga de contestação ao regime do presidente Bashar al-Assad, em meados de Março.
O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou que a violência no país provocou no primeiro dia de Dezembro 15 mortos, todos civis, nas regiões de Hama e Homs.
A União Europeia decidiu reforçar as sanções contra Damasco com o objectivo de "cortar o acesso aos financiamentos do regime", explicou um diplomata citado pela France Presse, indicando que os alvos são sobretudo os sectores petrolífero e financeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário