quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Guiné-Bissau. Governo e BOAD assinam acordo de 19 ME para estrada Mansoa-Farim

O Governo da Guiné-Bissau e o Banco Oeste-Africano de Desenvolvimento (BOAD) assinaram no 07.12 em Bissau um acordo para a reabilitação da estrada Mansoa-Farim, uma obra de 12,5 mil milhões de francos CFA (19 milhões de euros).
O BOAD financia a quase totalidade da obra (10,4 mil milhões dos 12,5 mil milhões), que segundo o ministro das Infraestruturas, José António Almeida, deverá estar pronta antes do final do próximo ano, a tempo mesmo de ser inaugurada pelo atual Governo (as eleições legislativas estão previstas para finais de 2012).
Kouame Gala Armand, representante do BOAD em Bissau, lembrou que as obras contemplarão um troço de 55 quilómetros e depois de concluídas serão facilitadas as trocas económicas e sociais entre a Guiné-Bissau, o Senegal e a Guiné-Conacri.
A estrada "contribuirá assim para o reforço da integração económica e da cooperação sub-regional dos países membros da UEMOA e da CEDEAO" (União Económica e Monetária Oeste Africana e Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental), disse o responsável.
Após a conclusão das obras, afirmou ainda Kouame Armand, o trajeto Mansoa-Farim será feito em metade do tempo, reduzindo-se também o desgaste dos veículos. No "pacote" das obras está prevista a aquisição também de dois postos de pesagem, para limitar o peso das cargas segundo as diretivas da UEMOA.
Este é o terceiro projeto no domínio das infraestruturas rodoviárias que o BOAD financia na Guiné-Bissau, num total de 21,9 mil milhões de francos CFA (33 milhões de euros).
De acordo com o ministro, até ao fim do primeiro trimestre de 2012 deverá estar concluído todo o processo, incluindo a escolha da empresa, para que as obras da estrada arranquem a seguir.
O BOAD assina na próxima semana outro contrato com o Governo de Bissau, relativo ao financiamento para a construção de uma nova central elétrica da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário