quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Organizadores das manifestações antigovernamentais garantem continuidade dos protestos


Os organizadores das manifestações antigovernamentais em Luanda garantiram no dia 07.12.11 que vão continuar com os protestos e lamentam que a oposição e as confissões religiosas não se pronunciem sobre a violência policial.
A garantia foi dada em conferência de imprensa por Cady Sebastião e Adolfo Campos, dirigentes do auto-denominado Movimento Revolucionário Estudantil (MRE), que desde o início do ano já organizou ou co-organizou cinco manifestações contra o Presidente José Eduardo dos Santos.
"Obviamente que nós não vamos parar. Há uma intenção clara de continuarmos os nossos protestos até que as coisas melhorem ou até que haja um sinal verdadeiramente positivo do regime em mudar as suas políticas e as suas formas de atuação perante a sociedade", garantiu Cady Sebastião.
Quanto a Adolfo Campos, referiu que em Angola existe "um problema muito sério. Com tanto problema que acontece cá em Angola, os partidos da oposição não se levantam, nem as igrejas se levantam. Então isto começa a ser preocupante em Angola. Nós podemos morrer aqui e ninguém está aqui para nós. Quando a situação é com o povo, então tem que se levar a situação ao parlamento, onde se discutem os problemas do povo, onde devíamos ter resposta. Isto acontece cá em Angola", lamentou.
Na conferência de imprensa, realizada num restaurante no bairro do Prenda, em Luanda, o MRE apresentou as provas que recolheu na manifestação do passado dia 03, quando civis ajudaram a Polícia Nacional a reprimir a manifestação.
"O objetivo da conferência de imprensa tem a ver com o que se passou na manifestação de 03 de dezembro e mostrar à sociedade angolana que o comportamento da Polícia Nacional (PN) e de agentes infiltrados, que supostamente trabalham em parceria com a PN - não sabemos se são elementos do SINFO (Serviço de Informações) ou de outro órgão de segurança qualquer -, desestabilizaram as nossas atividades", salientou Cady Sebastião.
Os dois dirigentes do MRE acrescentaram que as provas que recolheram, fotos, vídeos e áudios, vão ser apresentadas às autoridades judiciais e policiais.
"Vamos ver até que ponto podemos dar início a um processo judicial. Vamos procurar apresentar a nossa versão dos factos, o que se passou com as provas que temos", adiantaram, referindo que dispõem dos nomes e fotos dos civis envolvidos no dispositivo policial destacado para a manifestação.
Relativamente a alegações de que as suas ações antigovernamentais estão ao serviço de partidos da oposição, Cady Sebastião respondeu que essa acusação não constitui novidade.
"Isso já aconteceu no passado e provavelmente acontecerá no futuro. Mas é preciso que fique claro que não há nenhum partido atrás de nós. É uma iniciativa dos jovens, da sociedade civil. Mas que fique claro que não há nenhum partido envolvido e que vamos continuar", frisou.
A manifestação de 03.12.11 foi marcada por incidentes com a polícia, que procurou impedir os cerca de 100 manifestantes de se aproximarem da Praça da Independência. Os incidentes começaram no popular bairro de Cazenga, um dos três pontos de partida da manifestação, quando a marcha foi intercetada pela polícia.
A Polícia Nacional continua sem divulgar a sua versão quanto ao número de feridos, que os organizadores situam entre seis e sete.
Em declarações à imprensa, o porta-voz da PN, comissário Carmo Neto, desmentiu que tenham sido feitas detenções e acrescentou que o direito de manifestação está consagrado na Constituição, pelo que os cidadãos que tenham queixas sobre a atuação da polícia dispõem de mecanismos para fazer chegar as suas queixas e reclamações ao Comando Geral ou comandos provinciais.
Imagem; a felicidade reina no campo de concentração da Tchavola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário