segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

África do Sul. Dezassete moçambicanos morreram em choque frontal entre táxi e camião


Dezassete cidadãos moçambicanos perderam a vida na madrugada do dia 01.12, na localidade de Belfast num choque frontal entre o "minibus taxi", em que seguiam, e um camião.
O táxi coletivo, designado por "chapa" em Moçambique, seguia de Maputo para Joanesburgo na auto-estrada N4, quando, segundo as autoridades sul-africanas, cerca das 04:00 horas da madrugada saiu da sua faixa e foi embater de frente num veículo pesado que seguia no sentido contrário.
O violento choque frontal provocou um incêndio nas duas viaturas, que arderam por completo antes da chegada dos bombeiros e paramédicos, referiu um porta-voz da polícia sul-africana.
O cônsul de Moçambique na cidade de Nelspruit, Artur Veríssimo, confirmou que todos os passageiros que seguiam no táxi, e que perderam a vida, tinham nacionalidade moçambicana.
"Estão contabilizadas 17 vítimas mortais, embora, como compreenderá, com os corpos totalmente carbonizados de 14 das vítimas, vai demorar algum tempo até serem feitas identificações", referiu o cônsul moçambicano.
Artur Veríssimo não confirmou que a 18ª vítima seja uma criança de apenas 2 anos, conforme noticia a Imprensa sul-africana, referindo que o balanço final está ainda a ser feito.
O ministro sul-africano dos Transportes, Sibusiso Ndebele, enviou condolências aos familiares das vítimas deste terrível acidente, prometendo "sanções pesadas para condutores negligentes e sem preparação" responsáveis por acidentes deste tipo, tão comuns nas estradas do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário