quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Petrobras iniciará perfuração de bloco no pré-sal angolano em 2012


A Petrobras divulgou no dia 20.12 que, no início de 2012, começará a perfuração do Bloco 26 de pré-sal localizado na Bacia de Benguela, no sul do “offshore” angolano, no qual a petrolífera brasileira é operadora com 30 por cento de participação.
O diretor da área internacional da Petrobras, Jorge Luiz Zelada, disse no Rio de Janeiro aos jornalistas que há projetos ainda na costa oeste do continente africano que estão a ser desenvolvidos, como a aquisição do bloco exploratório no Benim e a fase de prospeção no Gabão.
Já em Moçambique, a expetativa é avançar em 2012 na área de biocombustíveis. Em dezembro, a Petrobras, a Guarani e a Petróleos de Moçambique (Petromoc) assinaram em Maputo um protocolo de intenções para estudar a viabilidade para produção e comercialização de etanol.
A Petrobras Biocombustível, através da sua parceria com a Tereos Internacional na Guarani, é sócia de uma central de produção de açúcar em Moçambique, a Companhia Sena, com uma capacidade de moagem de 1,2 milhões de toneladas de cana de açúcar. Já se estuda a possibilidade de se produzir etanol com base no "melaço" atualmente produzido nesta unidade.
Para o diretor de etanol da Petrobras, Ricardo Castello Branco, no primeiro semestre de 2012, "será analisada a oportunidade de investimento para abastecer o mercado moçambicano".
Questionado se a crise internacional pode afetar os planos da Petrobras para 2012 e o seu plano de negócios 2011-2015 de 224,7 mil milhões de dólares, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, rejeitou ao destacar que, no cenário de 2012, "a crise financeira não será um grande problema para a indústria do petróleo", disse.
"A maior parte das indústrias do petróleo está a aumentar os investimentos. O mercado de combustíveis está a aumentar no Brasil e no mundo, embora esteja a cair o consumo de derivados de petróleo na Europa, Estados Unidos e Japão, mas está a aumentar o consumo na África, China e países da América do Sul", declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário