sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Paz a sua alma, Bispo do Namibe, Dom Mateus foi a enterrar


O bispo da diocese do Namibe, D. Mateus Feliciano Tomás, que morreu de acidente de viação no 30.10, na sequência do capotamento da viatura em que viajava, na localidade de Chongoroi, província de Benguela.
D. Mateus Feliciano Tomás, que estava ao volante, segundo testemunhas locais, não conseguiu travar a tempo a viatura que dirigia ao deparar-se com uma manada de bois que atravessava a estrada.
O bispo estava de regresso ao Namibe depois de ter participado, na província do Huambo, na abertura do sexto encontro da comunidade dos leigos e famílias, do qual foi fundador há três anos.
O prelado participou igualmente na semana passada, em Luanda, como presidente da comissão episcopal dos leigos, na última Assembleia-geral dos bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).
O acidente ocorreu por volta das 15 horas, mas D. Mateus Feliciano Tomás, recebeu socorro apenas duas horas depois, quando já se encontrava morto.
O funeral do bispo realizou-se no dia 04.11 e registou uma considerável moldura humana. Veio gente do interior da província e não só, pois, ele era muito querido e estava comprometido com a aprendizagem e ensino da língua autóctone local, preparando inclusive os padres dos municípios a celebrarem as missas em Kuvale, para melhor percepção das populações autóctones .

D. Mateus Feliciano Tomás morreu aos 52 anos, era natural da província do Bié e doutorado em Teologia Moral.
Em Junho de 2009, foi nomeado e ordenado bispo pelo Papa Bento XVI, na Sé Catedral do Huambo, tendo tomado posse como bispo da diocese do Namibe, a 5 de Julho de 2009.
O diocesano, antes de nomeado bispo do Namibe, trabalhou durante vários anos na província do Huambo, onde desempenhou as funções de chanceler e professor no Seminário Maior de Cristo Rei.
Os acidentes de viação em Angola são, segundo a polícia angolana, a segunda maior causa de morte no país, que no último trimestre registou 908 mortes.
Em 2009 mais de 3500 pessoas morreram nas estradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário