sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Nasceu mais um partido político. Bloco democrático está legalizado e pode sair a rua



A lei dos partidos políticos angolanos em contraste com a anterior lei constitucional sancionou a extinção dos partidos políticos que não obtivessem mais de 5% das intenções de votos dos eleitores. Muitos pequenos partidos sucumbiram a máquina infernal montada, tal como a FpD. No entanto, inconformados decidiram colocar mão na massa, palmilhar o país, recolher assinaturas e ressuscitar o projecto. Foi uma tarefa hercúlea, mas êxitos, por terem no final recebido do Tribunal Constitucional as chaves para os seus dirigentes e massa militante exercerem, na legalidade a sua acção política, legitimada através do Despacho nº 034/TC/2010 de 20 de Outubro de 2010, e obedecendo ao preceituado no artigo 14º da Lei nº 2/05 de 01 de Julho – Lei dos Partidos Políticos -. Desta forma o substituto da ex-FpD extinta em 2008, Bloco Democrático, com a maioria dos seus anteriores líderes a cabeça, são agora reconhecidos como mais um partido político angolano legalizado.

O seu presidente, Justino Pinto de Andrade, declara pretender “inserir-se no xadrez político angolano como uma força política verdadeiramente democrática, com os objectivos políticos que estão expressos nos seus Estatutos, no seu Programa e no Manifesto Político Democrático que elaborou, e que foram aprovados pela sua Convenção Constituinte nos dias 3 e 4 de Julho de 2010”.

Ainda com a imagem de uma derrota mal explicada em 2008, a liderança do BD, “acredita profundamente que o Povo Angolano passou agora a ter o instrumento de luta política democrática de que precisava para dar corpo não apenas aos ideais da independência nacional, mas, igualmente, às expectativas goradas com o incumprimento das promessas feitas nas Eleições Legislativas de 2008”.

E num apelo de civilidade e lealdade política, como se isso fosse possível na nossa política indígena, a nova formação política, “promete desde já que irá travar as batalhas políticas que se avizinham dentro da maior lisura, com espírito construtivo e combativo e guiado pelo desígnio maior de melhor servir os interesses do nosso Povo. Por isso, pedimos aos nossos adversários políticos que procurem actuar com idêntica lisura e transparência para que, em conjunto, transformemos o combate político num mecanismo capaz de dar plena satisfação aos mais legítimos anseios de todos os Angolanos”.

E sem perder a bússola dizem ao que aspiram: “somos um partido que aspira o Poder como forma de pôr em prática as propostas que saíram da vontade íntima do Povo. Somos um Partido decididamente virado para a resolução das questões sociais que apoquentam a maioria do nosso Povo”.

Estas são pois algumas das máximas do Bloco Democrático, claramente apostados em dar, uma volta na política local contribuindo para desalojar os actuais inquilinos do poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário