sexta-feira, 10 de junho de 2011

Luanda e Pequim assinam seis acordos na área económica e social



Os governos angolano e chinês assinaram seis acordos em áreas como cooperação económica, telecomunicações ou combate à malária, no âmbito da visita do presidente do Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional da China, Wu Bangguo, a Angola.
Os acordos foram assinados pelas delegações dos dois países após uma audiência que o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, concedeu ao governante chinês, e que durou cerca de uma hora.
À saída do encontro, Wu Bangguo, no âmbito do périplo que está a realizar por alguns países de África, não prestou declarações à imprensa.
Wu Bangguo, em companhia do presidente da Assembleia Nacional angolana, Paulo Kassoma, assistiu no Palácio Presidencial à assinatura dos seis acordos rubricados pelas delegações dos dois países.
Um Memorando de Entendimento entre o Governo da Província de Luanda e o consórcio chinês CITIC e a academia chinesa de planificação urbana e design para a elaboração do plano intermunicipal dos municípios do Kilamba Kiaxi e de Belas consta da lista de acordos assinados.
Um outro acordo referente à cooperação económica e técnica, uma doação de 50 milhões de yuan (5,4 milhões de euros) e um outro acordo no domínio da cooperação bilateral foram rubricados pela Secretária de Estado das Relações Exteriores angolana, Exalgina Gamboa, e o vice-ministro do Comércio chinês, Fu Ziyng.
Os Governos angolano e chinês assinaram igualmente um acordo sobre as doações chinesas para o combate à malária, especificamente equipamentos e materiais para o centro de luta contra a doença e medicamentos.
Na área das telecomunicações, foi rubricado um Memorando de Entendimento para a doação de equipamentos para um centro de formação de quadros.
Wu Bangguo partiu no dia 23.05 para a África do Sul, dando assim continuidade ao périplo que realiza por África.
Falando após o encontro com Paulo Kassoma, o “número dois” da China mostrou-se satisfeito com o desenvolvimento que Angola apresenta desde o final da guerra, afirmando que os “sucessos” alcançados por Angola merecem elogios por parte da comunidade internacional.
“Ficamos muito contentes por ver tantos sucessos conquistados por Angola na sua reconstrução nacional e na melhoria da vida do seu povo”, referiu Wu Bangguo, após o encontro com o seu homólogo angolano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário