quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Oposição e a trombeta em tempo eleitoral


“Pois verdadeiramente, se a trombeta der um toque incerto quem se aprontará para o combate?”. – I Coríntios 14:8

NGUITUKA SALOMÃO

Na antiguidade o toque da trombeta tinha uma invulgar importância para a sociedade, para congregar grandes multidões, visto que o som da trombeta se distinguia nítida e assombrosamente dos vários outros sons do quotidiano e se ouvia a grande distancia, o mesmo era um aviso público para trazer á atenção algo de interesse a comunidade que se realizava ou estava para realizar-se ou em vias de proclamação.
A trombeta também foi um instrumento para uso militar, para congregar soldados para arregimentar determinados agrupamentos militares para o ataque, para a retirada ou para iniciar determinada manobra militar como por exemplo o envolvimento do inimigo, para cobrir determinado flanco ou sector etc., era comum no teatro de operações militares ouvir-se toques diferentes ou acordes metálicos distintos de ambos os lados envolvidos na contenda e a consequente movimentação da moldura humana (militar) consoante a respetiva interpretação do som.
Até hoje na maior parte das forças armadas do mundo a trombeta ou a corneta (será a mesma coisa? Refere-se ao mesmo instrumento?!) ainda ocupa um lugar de destaque no dia-a-dia dos militares e organização da caserna, é useiro ouvir-se por vezes em certos lugares o estridente toque da ‘alvorada’, de formação ou o toque do ‘recolher’… ah! Que saudade.
Assim o ‘tocador’ de trombeta tinha que ser um dedicado soldado e exímio utilizador do referido instrumento para a extração correta e atempada do som solicitado/a emissão da ordem, pois centenas de vidas senão mesmo milhares, o destino de nações e povos inteiros dependiam da habilidade e extrema perícia do mesmo.
Ora o que aconteceria se ao invés de tocar para o ‘ataque’ fizesse soar o toque da retirada ou vice-versa, ou enfim…fizesse soar um toque ‘incerto’ quiçá confuso?

O TOQUE DA TROMBETA DO REGIME
É um toque brutal e ‘PREPOTENTEMENTE’ ensurdecedor e devastadoramente imoral, tem como ‘trombeteiros’ homens empedernidos na corrupção á todos os níveis, lobos vorazes, vampiros predadores e impiedosos devoradores (no sentido maligno) dos bons hábitos e costumes e da salutar tradição dos nossos antepassados, não respeitam a NADA e derrubam tudo que lhes ‘cheire’ LEGAL e salutar. Suas trombetas são feitas de metal diferente das tradicionais trombetas, são feitas de ferro-velho devastado de ‘cancerígena’ ferrugem, por isso tal metálico som «soar» grosseiro e assustadoramente desmoralizante, preenche todo o espaço nacional, penetra nas casas dos súbditos por programas televisivos, de rádio e jornal cuja marca registada é única: A MENTIRA.
Os ‘generais’ que comandam tal pútrida formação em ‘combate’ são homens não dados a acordos, doentiamente hipócritas, arrogantes até a ponta da unha do dedo “mendinho do pé”, há muito esqueceram-se da palavra e do termo: VERDADE, se algum dia ‘eles’ tiverem que utiliza-la será para autodemitirem-se.

O TOQUE DA TROMBETA DA OPOSIÇÃO
Até aqui a ‘formação’ que compõem as ‘forças’ da oposição, tem tido uma seria dificuldade de enxergar e interpretar os vários toques (que diga-se de passagem; NÃO SÃO MUITOS) dos ‘trombeteiros’, quando a formação ou o povo pensa que “é ataque” afinal é para recuar e assim acontece muitas vezes, quer dizer tempos sim e tempo também sim a ordem emitida é; RECUAR sempre recuar, quer dizer subserviência e servilismo aos predadores da PAZ do povo.
Foi de uma fulgurante credulidade infantil, insensatez e imbecilidade a oposição acreditar na boa-fé do MPLA-JES, aquando das secretas conversações a volta da interpretação do artigo 107.º da c constituição. A oposição, muito particularmente a UNITA tinha a obrigação de conhecer o regime, e saber quão macaco-velho é, quão ardiloso, astutamente maquiavélico e trambiqueiro é.
A nomeação e tomada de posse da Suzana Inglês foi uma poderosa demonstração de PODER e ARROGANCIA, “da arrogância do poder ou o poder da arrogância dos dirigentes do poder”. Ora se JES não ‘consegue’ ouvir os seus correligionários do partido vai ‘ouvir’ os seus adversários políticos? O seu discurso no Huambo indicou bem e com antecedência o caminho a seguir, a oposição não soube interpretar convenientemente o ‘corrompido som metálico’ do chefe aquando da reinauguração do troço Benguela/Huambo dos CFB.
O acima indica com toda a fulgurância os passos a seguir pela maldita ‘matilha’:“FRAUDE+FRAUDE= ‘Banalização’ da nação.
Há ainda alguma dúvida que o executivo presidencial persegue as claras’ e cinicamente a equação acima?
A oposição cometeu um erro infantil e de palmatória, a quando da marcação da onda de manifestações pelo país, com relação ao artigo 107.º da CRA, tais manifestações foram posteriormente desmarcadas “as pressas” (quase com alivio e tremor) só porque o MPLA-JES astutamente deu indicações de querer ‘discutir o assunto’ um grave sinal de fraqueza, mostrou claramente que a oposição esta condicionada, tímida e que fácil vai ao reboque das atitudes do MPLA.
Agora a oposição deve dar em resposta um INEQUIVOCO e vigoroso toque de trombeta, o toque de congregar massas de gente por todo o país para manifestações possantes de protesto pela inconstitucionalidade da nomeação e tomada de posse da Sra. Suzana Inglês, como Presidente do CNEI.
A inteira oposição está a distrair-se na vã discussão e ‘conquistas’ de lugar de cabeça de lista, de que vai valer tal teórica e vã posição se as eleições serão definitiva e copiosamente ‘fraudulentadas’?
Porque estão determinadas pessoas preocupadas a ‘inventar’ mais partidos políticos, para dispersão de votos e de atenção do eleitorado? TAL BENEFICIA SOMENTE O MPLA-JES, Porque fazer-se contas de “que agora tenho 55 anos e no próximo mandato blá-blá-blá?” se tudo já esta perdido de partida, o filme já foi ‘feito, visto e rodado’ porque perder-se tempo em discutir-se o principio se já se conhece com antecedência o fim do filme? A maior preocupação de todos os políticos da oposição, deveria ser na formação de uma gigantesca frente única para contrapor o MPLA e o seu líder incontestável, que dia para dia parece ser também incontestável para os partidos da oposição. APEAR O MPLA-JES DO PODER deveria ser uma tarefa da inteira nação, independentemente da cor partidária e interesses partidários, senão vamos passar de inferno ‘democratizado’ para infernoX inferno X inferno.
Com o MPLA, já não se tem mais nada a discutir, até porque já se sabe de antemão que JES e o seu MPLA, nunca estarão dispostos a cumprir com nada que for acordado. Que acordo JES cumpriu? Vamos enumerar alguns, quantos aspetos dos acordos de Lusaka e posteriormente do protocolo de entendimento de Luena ainda estão por executar da responsabilidade do MPLA? E concernente aos acordos de Paz em Cabinda entre a FLEC do Bento Bembe e o MPLA-JES? Quantas promessas direcionadas a Nação, JES não cumpriu? Enumerem caros leitores as promessas!
É tempo da oposição sair da concha da timidez onde se encontram refugiados, deixem o exercício da política de avestruz. Não contem com a ND este partido por vezes ‘finge’ tomar posições contra o regime, porem a verdade é que a mando do MPLA “finge assim” para espionar as decisões da oposição, pois já lhe foi assegurado mais 6 lugares na próxima legislatura, o que significará maior bolo como partido e mais negócios ND (no Dubai).
Decididamente por mais boa vontade que eu tenha com relação a Samakuva, não deixo de concluir com muita mágoa e pena; SAMAKUVA È FROUXO! É igualito ao Judas BENTO BEMBE que traiu o seu povo por 30 moedas de prata.
Não há nenhuma razão para os partidos políticos acreditarem AINDA na boa-fé do MPLA, as eleições deste ano, embora acredite que não vai sair, e que o MPLA esta a fazer tudo para obrigar a oposição a sair da concha, para depois adiar as eleições, e se esta não sair da concha então é porque esta tacitamente dada luz verde para a fraude. Quer a oposição aja ou não está tudo a favor do MPLA-JES…então não há nenhuma saída para este desencantado imbróglio?
Tudo leva a crer que a noticia que Kopelipa nos tais encontros secretos, com a oposição estes solicitaram a ‘sopa de lentilha’ ao invés da ‘bênção’ maior no horizonte. A oposição precisa enfim de VERDADEIRAMENTE fazer ecoar a trombeta com um toque certo (esta é a saída!), para congregar massas de multidões: BASTA! HORA DE AÇÃO! Qualquer outra ação será mera fantochada, um toque incerto e a ‘falarem’ para o ar.
O MPLA-JES não tem nada os milhões de militantes, que sempre gabaram-se ‘arregimentar’ fizeram e fazem BLUFF! (são mestres da MENTIRA), Porque eles próprios sabem que 90% dos seus militantes estão também cansados das tropelias e desrespeito a lei de JES, por isso recorre a violência nas suas mais diversas faces e a sistemática FRAUDE.

A DITADURA MOSTRA NA VIOLENCIA A SUA FRAQUEZA, disse e com basta razão Nelson Mandela. Nenhum povo é fraco e nenhum regime é mais forte que a vontade e determinação de um povo.

A ÚNICA SAIDA: utilizar-se a linguagem do MPLA,-JES a linguagem da ‘força’, convocar manifestações e mais manifestações para obriga-lo a cumprir com a lei.
“Pois verdadeiramente, se a trombeta der um toque incerto, quem se aprontará para o combate? Do mesmo modo, também, a menos que vós, por intermédio da língua, pronuncieis palavras facilmente entendidas, como se saberá o que se fala? Estareis de fato, falando ao ar”. –Coríntios 14:8,9

Um comentário: