domingo, 26 de fevereiro de 2012

Núncio Apostólico ordena. Dom Pio Hipunyati nomeado bispo de Ondjiva



A província do Kunene viveu um dia memorável no 19 de Fevereiro, ao assistir a ordenação de um dos seus mais proeminentes filhos, no recinto do Paço Episcopal de Ondjiva.

Uma comitiva integrando as mais altas entidades religiosas, encabeçados pelo Núncio Apostólico em Angola Novatus Rugambwa, coadjuvado pelo bispo de Cabinda, Filomeno Vieira Dias, e pelo bispo emérito Fernando Guimarães Kevanu, foi a Ondjiva anunciar a boa nova: “a partir desta data, com base no direito canónico, o padre Pio Hipunyati é ordenado bispo da diocese de Ondjiva, província do Kunene”.

Nomeado pelo Papa Bento XVI aos 24 dias do mês de Novembro, o novo bispo escolheu como lema do seu ministério "Pax Vobiscum" (A Paz Esteja Convosco).

E o povo de Deus, rejubilou e entoou cânticos de louvor pela bênção de ver o ex-menino nascido a 14 de Novembro de 1964 em Ounongue, Kunene, que trilhou os caminhos do deserto sempre acreditando em ser um verdadeiro e fiel servo do Senhor, concretizar o seu sonho depois de vários anos de sacerdócio. Formado em Direito Canónico e com uma pós-graduação em Jurisprudência na Universidade Católica Portuguesa, Dom Pio foi ordenado Bispo da Diocese, substituindo Fernando Guimarães Kavenu, que atingiu o limite de idade.

Como convidados de honra fizeram-se presentes o arcebispo metropolitano de Windhoek, Liborius Ndumbukuti Nashenda, e o cardeal Alexandre de Nascimento, que foi o primeiro administrador apostólico da comunidade diocesana de Ondjiva.

O núncio apostólico Novatus Rugambwa, ele também um africano da região Austral visivelmente emocionado disse, que a função de um bispo deve ser o de "propiciar o crescimento da Igreja, com a entrada de novas ovelhas para o seu rebanho".

Imagem: ... consagração do novo bispo da diocese deOndjiva, Pio Hipunyati, nomeado ...
tpa.sapo.ao

Nenhum comentário:

Postar um comentário