domingo, 26 de fevereiro de 2012

NAMIBE. Kwachas relembram Jonas


Marchar a pé e percorrer cerca de três quilómetros, da sede do partido ao túmulo do soldado desconhecido, foi a decisão dos militantes, simpatizantes e amigos da UNITA no Namibe, visando traduzir o sacrifício em tributo e veneração ao presidente fundador do partido do Galo Negro, Dr. Jonas Malheiro Savimbi.

Alexandre Cortes

Os militantes da UNITA na província do Namibe, capitaneados pelo novo secretário provincial, Vitorino Ndunduma, fizeram no dia 22 de Fevereiro uma romaria ao túmulo do soldado desconhecido, visando homenagear os seus militares tombados em combate, em especial o seu líder fundador, Jonas Malheiro Savimbi, desaparecido a 10 anos, quando foi emboscado pelas Forças Armadas Angolanas, nas chanas do Leste.
Para muitos militantes da UNITA o seu líder fundador é e continuará a ser figura incontornável na história da democracia angolana, a par de outros dos melhores filhos
destemidos desta pátria que, se empenharam no caminho da paz e do bem estar de milhares de angolanos pobres e injustiçados.

Madalena Chilombo, anciã de 59 anos de idade empregada do hospital no Namibe considera o “22 de Fevereiro uma data de significado importante, dia em que o nosso herói, faleceu em combate”.

Para Ndunduma, “a história não pode esquecer o dr. Savimbi, pese os seus erros e defeitos, ele teve muitas virtudes e para uma boa parte dos angolanos o nosso fundador, foi o responsável pelo fim do partido único e instauração da democracia em Angola, por esta razão estamos no túmulo do soldado desconhecido, para nos relembrarmos daquele que foi o timoneiro da nossa caminhada de luta”.
Apesar de se tratar de um dia normal de trabalho, numa província onde, a exemplo de outras, o partido no poder
não dá espaço a outras formações políticas, a marcha que durou cerca de uma hora e meia, mobilizou mais de duas centenas e meia de militantes, simpatizantes e amigos do partido dos maninhos.
Imagem: Jonas Savimbi: Une autre voie pour l'Afrique (French Edition)
amazon.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário