sábado, 25 de setembro de 2010

Peremptória Ngutuika Josefa Matias (dos Santos) afirma: “Sou filha do cidadão Eduardo dos Santos! Se o ADN provar o contrário prendam-me


A história a que se refere a primeira parte da entrevista que aqui publicamos, é resultado de um pedaço de vida que poderia fazer parte do trajecto da existência de cada um de nós. Fazendo abstracção da verdadeira identidade das pessoas a que ela se refere, não é mais do que um caso nascido dum encontro juvenil aparentemente desencontrado, que se quer reencontrar nos dias de hoje, 46 anos mais tarde, depois de o tempo ter desfilado entre a nascença de um amor a que se seguiu a de uma criança, e a busca, muito tardia, do reconhecimento por parte dessa ex-criança de uma paternidade esquecida.

Willian Tonet & Félix Miranda*

O F8, neste caso, não tomou nenhuma iniciativa. Não foi desta vez que partimos em busca de afrontas à ética, para as denunciar, foi, sim, o afastamento talvez involuntário dessa mesma ética, ditado pelas circunstâncias de uma vida atribulada de guerrilheiro, que aqui está retratado, nesta busca de paternidade por parte de uma mulher que se viu sozinha na vida depois da morte da mãe e do substituto do pai, ambos falecidos no decorrer desta primeira década do século XXI.

Folha 8 – Qual é o seu nome
Josefina Matias - O nome que está registado no meu documento de identidade é Josefina Matias. Matias é o nome do meu padrasto. Mas o nome próprio, como me chamavam a minha mãe, avó e tias é; Ngutuika Josefa dos Santos.

F8 – E a sua mãe como é que se chamava?
JF – A minha mãe chamava-se Elisabeth Kaenje ou Konambanfe, que significa; “a filha do Banfe, que era o nome do pai da minha mãe”.

F8 – Sabe como a sua mãe conheceu, aquele que diz ser seu pai?
JM – O que me contaram é que, a minha mãe, lá no Congo, era amiga de uma prima do pai (Edu) e como los angolanos precisavam de ajuda na sua luta de libertação, então fez amizade com a mamã, que naquela altura já era comerciante que viajava muito. E nesse conhecimento, como ela se chegou a zangar com o meu padrasto, então como estava sozinha ele começou a comer lá em casa e assim se conheceram melhor e a mamã engravidou.

F8 – Então ele não soube?
JM – Soube, mas depois de uns meses, partiu para a URSS, onde foi estudar e se comunicava com a mamã através dos padres.

F8 – E o seu nome quem lhe deu.
JM – A mamã diz que ele antes de partir disse que tinha de me chamar Nguituka Josefa dos Santos, mas como ele depois parou de se ligar com a mamã, então me registaram Josefa Matias (Matias que é apelido do padrasto) e o outro ficou nome verdadeiro mas só de casa.

F8 - O que lhe disseram que fazia o seu pai no Congo?
JM – Me disseram estava a lutar para a independência do país dele e que naquela altura andava sempre por perto do Agostinho Neto naquelas coisa de diplomata (política).

F8 – E mais tarde, o que é que a sua mãe lhe contou sobre o seu pai?
JM – Mais tarde a minha mãe disse que ele um dia vai vir para te reconhecer, porque sabe que te deixou na barriga, mas os anos foram passando e nada, até que um dia ela disse ouviu na rádio o teu pai está no poder, em Angola.

F8 – E nunca tentaram contactar-lhe?
JM – Tentamos, muitas vezes, mas sempre tínhamos barreira, em 1999, a mãe e o meu pai adoptivo, Matias, vieram à Lunda Norte fazer negócio, e tentaram chegar a Luanda mas na Lunda lhes disseram ser perigosos porque o país estava em guerra, podiam lhe matar e que era muito perigoso. Esse foi o grande impedimento nessa altura.

F8 – Diga-nos quando foi a primeira vez que fez investigações para encontrar o seu pai (Edu)?
JM – Depois mesmo disso, então disse, como filha vou lhe procurar, apenas para lhe ver e me registar, para ter pai verdadeiro e desde 2001, que vim para Luanda e a partir de 2007 é que encontrei no bairro Popular, uma sobrinha do pai, dona Eva Gaspar, que me recebeu bem e foi falando da minha situação.

F8 – Porque é que esperou tanto tempo para procurá-lo?
JM – Aconteceu que o meu marido adoeceu desde 2000 e foi muito penoso. Tínhamos muitos problemas, até à sua morte, em 2003. Nós estávamos ainda na Lunda, foi então que depois vim para Luanda…

F8 – Quando foram feitos os primeiros contactos com a família do pai e qual foi a primeira pessoa que encontraram.
JM – A primeira pessoa foi o Kelson, neto da Eva Gaspar, amigio do meu filho Arsénio, depois o Solito, o ti Luís e o avó Gaspar dos Santos, tio do papa (Edu).

F8 – Quem é o Solito?
JM – É o primeiro filho do tio Avelino dos Santos, irmão mais velho do pai (Edu)...

F8 – Onde se encontraram pela primeira vez?
JM – A primeira vez foi ali perto do armazém do Solito, na rua da Brigada, junto ao hospital Américo Boavida e quando falamos o Solito ligou para a tia Marta dos Santos. E depois ela pediu ao Solito para nos levar em Talatona, na casa da falecida avó Isabel dos Santos, outra irmã mais velha do papá.

F8 - E quem é que vos levou ao Solito?.
JM - A família do tio Gaspar dos Santos.

F8 – E depois desses encontros visitaram a casa de mais alguém da família de Dos Santos?
JM – Sim, depois fomos almoçar com a tia Marta dos Santos, na casa dela em Talatona, comemos bom funji, fomos muito bem tratados, sem problemas, eu estava mesmo à vontade.

F8 – E depois deram-lhe alguma ajuda? Você pediu dinheiro?
JM – Não! Eu não estou atrás do dinheiro, mas do reconhecimento de paternidade, principalmente depois da campanha que o MPLA realizou sobre a MORAL e a UNIDADE DA FAMÍLIA.

F8 – Só isso mesmo?
JM – Sim, nunca pedi dinheiro, nunca pedi casa, nem colégio para os meus filhos e eles também nunca me perguntaram se os netos andam na escola, em que classe, se estudam bem ou não… Mas já sabem que eu sou viúva e que vivo com os meus filhos.

F8 – Para além disso nunca lhe convidaram para nenhum outro evento da família?
JM – Já sim, fomos ao óbito da falecida avó Isabel, aí nos Bombeiros, por exemplo..

F8 – Então a família lhe reconhece

JM – Sim! Dos tios não tenho razões de queixa, mas isso não basta preciso de encostar no ombro do pai, sentir orgulho de ser filha e depois se não me quiser aqui, pode me mandar regressar para o Congo…

F8 – Acha que lhe estão a impedir de chegar a quem diz ser seu pai?
JM – Acho que sim. Não acredito que lhe tenham informado bem, pois ele é uma pessoa boa, carinhosa e tem bons princípios. Pelo menos ele sabendo, se calhar me deve escutar, pois não acredito que se tenha esquecido da mamã e da relação que tiveram. Também não vim tirar nada de nenhum meu irmão, quero que eles sejam muito felizes, porque o que busco ao longo destes anos é paternidade. É reconhecimento.

F8 – Porque contactou um advogado. Tem medo de poder ser morta?
JM – Tudo pode acontecer na vida, porque ela depende de Deus, mas existem na terra muitas pessoas más, por isso contactei o Dr. David Mendes e os seus escritórios para me ajudarem nesse caminho, que nunca mais termina…

.Este é o lamento de Nguituka Josefa dos Santos, que em língua Kimbundu, à materna de José Eduardo dos Santos, significa SALTAR. E é um salto para o reconhecimento que ela busca agora. Por esta razão, esqueçamos os nomes. O que aqui reproduzimos é uma pequena parte do que nos foi relatado. Voltaremos nas próximas edições. Sem a mais pequena intenção de melindrar seja quem for. Mas com a firme determinação de assumir as últimas consequências em defesa da verdade, que neste caso preciso até tem um nome próprio: chama-se ADN.

*Com António Setas

Um comentário: