sábado, 18 de setembro de 2010

Internacional. Cabo Verde. Bento XVI «muito satisfeito» com as negociações para a Concordata


O papa Bento XVI mostrou-se no 08.09 “muito satisfeito” com as negociações entre a Santa Sé e Cabo Verde que tem como objectivo a assinatura de uma Concordata e aceitou o convite para visitar o arquipélago formulado pelo primeiro-ministro cabo-verdiano.

José Maria Neves falava à Rádio de Cabo Verde (RCV) à saída de uma breve audiência com o papa, no Vaticano, salientando que Bento XVI lembrou que o arquipélago “está na base da expansão e desenvolvimento do cristianismo na costa ocidental e em todo o continente africano. Convidei o Santo Padre a visitar Cabo Verde e ele aceitou com muito gosto, porque, também para a Santa Sé, Cabo Verde é um país que está na base da expansão e desenvolvimento do cristianismo na costa ocidental e em todo o continente africano, e por ter tido a primeira diocese criada em África (Ribeira Grande de Santiago – Cidade Velha). A igreja faz parte da identidade do continente africano”, disse.
Para o chefe do executivo cabo-verdiano, ser recebido por Bento XVI foi “um momento gratificante para a projecção de Cabo Verde”, sobretudo por ser “um outro momento da vida do nosso povo”.
“Falamos sobre Cabo Verde, sobre o seu desenvolvimento e sobre a África e o combate à pobreza, as políticas de solidariedade social e sobre a dignidade da pessoa humana no continente africano”, acrescentou, lembrando que João Paulo II foi o primeiro papa a visitar o arquipélago, em 1990.
Sobre a Concordata, José Maria Neves adiantou que Bento XVI ficou “muito satisfeito”, por as duas partes estarem já na fase negocial, sublinhando que “há todas as condições “para acelerar as negociações”, mas sem adiantar qualquer data de conclusão.
“Há um roteiro, vamos criar uma comissão mista e a comissão vai trabalhar rapidamente para fixarmos o texto definitivo e assinarmos a Concordata”, referiu.
“O Santo Padre felicitou Cabo Verde pelos seus ganhos, por ser um país de desenvolvimento médio, por estar na linha da frente do cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e, sobretudo, por estar a ter mais liberdade e mais justiça social”, acrescentou.
José Maria Neves está em Itália desde a semana passada em visita de trabalho e, desde o dioa 02.09, também no Vaticano, numa audiência com o secretário de Estado da Santa Sé, Tarciso Bertoni, ficou definida a criação de uma comissão paritária para preparar o texto da Concordata a assinar entre os dois Estados.
O documento irá reger as relações da Igreja Católica com Cabo Verde, país maioritariamente católico, uma vez que a Concordata a assinar é o primeira entre os dois estados, que até agora têm regido as suas relações pela rubricada entre a Santa Sé e Portugal no período colonial.
Se a Concordata for assinada, Cabo Verde, tal como Portugal e Brasil, torna-se no terceiro país de língua portuguesa a rubricar o tratado com o Vaticano.
José Maria Neves nada adiantou sobre o que analisou com Bento XVI sobre a definição de uma série de questões relacionadas com o património, o papel da igreja na educação em Cabo Verde e a gestão do património histórico religioso da Cidade Velha.

UNESCO atribui ao país prémio no Dia Mundial da Alfabetização
A Direcção-Geral de Educação e Formação de Adultos (DGEFA) de Cabo Verde recebeu no 08 em Paris o Prémio Internacional da Alfabetização da UNESCO 2010/Rei Sejong.
O prémio foi atribuído numa cerimónia que assinalou o Dia Mundial da Alfabetização na sede da UNESCO, a organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
O Prémio Rei Sejong, apoiado pela República da Coreia, distingue “abordagens inovadoras à educação de alfabetização”.
A atribuição do prémio pela UNESCO “reconhece o esforço da DGEFA para adaptar o programa educativo à realidade política, socio-cultural e ao contexto linguístico do país”, segundo uma nota daquela instituição.
“Uma mostra desse trabalho é constatável no documentário ‘Alfabetização, Escola da Vida’, onde mulheres beneficiárias do programa oferecem testemunhos da nova autonomia e melhoras das suas vidas”, salientou a DGEFA de Cabo Verde.
Além de Cabo Verde, o Prémio Rei Sejong foi atribuído a projectos na Alemanha e na Colômbia.
A cerimónia de atribuição dos prémios, na sede da UNESCO, foi seguida do lançamento da Rede de Inovações para Alfabetização, um fórum virtual para investigadores e agentes de educação apoiado pela Microsoft e pela Fundação Verizon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário