quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Governo do MPLA aumentou os preços da gasolina e do gasóleo


Os preços dos combustíveis em Angola sofreram desde o dia 01.09 um aumento, com a gasolina a custar 60 kwanzas (0,15 dólares) o litro, contra os 40 Kwanzas (0,7 dólares) anteriores, e o gasóleo a atingir os 40 kwanzas os litro, contra os 29 kwanzas praticados até agora (0,65 dólares), anunciou o Governo.
Num comunicado, o Ministério da Coordenação Económica de Angola divulgou ao público a nova tabela de preços dos combustíveis, que já entrou em vigor.
Com este aumento, o executivo angolano diminuiu em oito por cento a sua despesa para este ano.
No documento, o Ministério da Coordenação Económica explica que este ajustamento dos preços dos combustíveis foi feito com base no Orçamento Geral de Estado 2010 revisto, que aprovou a redução dos subsídios aos combustíveis.
Em declarações, o director nacional para as políticas macroeconómicas, Carlos Panzo, disse que de Setembro deste ano a Setembro de 2011 o impacto de redução nas despesas com subsídios, será de cerca de 20 por cento.
“Se nós olharmos numa óptica de 2010 vamos verificar uma redução no envelope de despesas na ordem dos oito por cento e este é o ajustamento que o executivo trás a conhecimento do público”, disse
Carlos Panzo referiu ainda que o executivo angolano pretende com essa redução na subvenção aos combustíveis passar a dispor de mais recursos para fazer mais investimentos na área social, nomeadamente, na educação, saúde e assistência social.
“Um subsídio tem a característica de ser distribuído para todos, sem ter em conta quais os rendimentos do seu destinatário. O objectivo do Governo é passar a dispor de mais recursos para continuar a fazer todas essas iniciativas que são dirigidas para aquelas camadas carenciadas”, salientou.
O executivo angolano gasta cerca de 4 mil milhões de dólares anualmente com a subvenção aos combustíveis, um valor equivalente a seis por cento do Produto Interno Bruto (PIB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário