sábado, 16 de abril de 2011

Moçambique. Evasão na maior cadeia do norte do país resulta num morto e dois feridos


Um recluso morreu e dois ficaram feridos durante uma fuga no dia 13.04, na Penitenciária Industrial de Nampula, a maior cadeia do norte de Moçambique, disse o diretor da instituição, Chico Quembo.

A imprensa refere, no entanto, a morte de dois reclusos durante a de evasão.

O diretor da Penitenciária Industrial de Nampula disse que os guardas prisionais viram-se forçados a disparar quando vários reclusos escalaram a rede que cerca o recinto da penitenciária, matando um deles e ferindo outros dois, um dos quais com gravidade.

Durante a agitação, três reclusos conseguiram escapar, acrescentou Chico Quembo. “Alguns reclusos aproveitaram-se da caminhada entre as salas de aula de alfabetização e os pavilhões das celas para se evadirem, obrigando os guardas a disparar para os cajueiros por onde tentavam fugir. Morreu um, dois ficaram feridos e três conseguiram fugir”, afirmou o diretor da cadeia.

Chico Quembo indicou que a penitenciária alberga atualmente 1.468 reclusos, contra a sua capacidade de 980, mas afastou a possibilidade de a superlotação estar na origem das escaramuças.

“Há sempre reclusos que não se conformam em cumprir pena e procuram fugir”, disse Chico Quembo.

Na Penitenciária Industrial de Nampula são encarcerados reclusos condenados a penas de prisão maior transferidos das penitenciárias das três províncias do norte de Moçambique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário