quinta-feira, 3 de março de 2011

BIC Portugal lucra 2,4 milhões de euros. Banco da filha de Dos Santos em Portugal vai de vento em popa


O Banco de BIC Portugal, liderado pelo ex-ministro da Indústria Luís Mira Amaral, fechou o ano de 2010 com resultados líquidos de 2,4 milhões de euros, mais 2,2 milhões de euros do que o valor registado no anterior (em 2008 registou um prejuízo de 776 mil euros). Em 2010, dois anos e oito meses depois de ter sido constituído (Maio de 2008), o BIC alcançou um produto bancário de 17 milhões de euros, mais sete milhões do que no exercício anterior (em 2008 o valor totalizou 4,8 milhões de euros). Já os recursos captados situaram-se em mil milhões de euros, mais 600 milhões do que em 2009, enquanto o crédito concedido se cifrou em 256 milhões de euros, mais 100 milhões do que em 2009.

Cristina Ferreira*

Este banco, que é uma sucursal do BIC-Angola, tem a cabeça Isabel dos Santos a primogénita do Presidente da República de Angola que aos 36 anos de idade, sem nunca ter trabalhado e tido uma empresa, mesmo de venda de roupas, se tornou na mulher mais rica de Angola, África e Portugal, da noite para o dia. Muitos dizem que a sua fortuna, deve-se a utilização de um saco azul na SONANGOL, cujo objectivo é o de apoiar as acções da família presidencial e os seus caprichosos investimentos internos e externos, para além de, também ajudar o partido no poder e alguns dos seus dirigentes, principais estimuladores da corrupção, que grassa pelo sistema.

Um outro sócio de Isabel dos Santos neste bano é Américo Amorim, um empresário português bem sucedido, que construiu a pulso o seu império, tornando-se o "rei da cortiça" e ainda Fernando Teles, o bancário bem sucedido que teve a feliz ideia e é o pai da criança, cuja afirmação e consolidação no mercado angolano é bastante dinámica face a sua visão e dinamismo.

Em Portugal, o BIC chegou ao final do ano com uma situação líquida de 26,5 milhões de euros, rubrica que em 2009 era de 24,5 milhões de euros (no ano de constituição situou-se em 16,7 milhões de euros). Com um activo de mil milhões de euros (419 milhões em 2009), o BIC Portugal tem 77 trabalhadores alocados a seis agências/centros de empresas localizadas em Lisboa, Porto, Aveiro, Braga, Leiria e Viseu, e a um balcão em Alvarenga, freguesia do Concelho de Arouca.

*Com F8

Nenhum comentário:

Postar um comentário