segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Primogénita sempre a subir, reforça posição no BPI para 9,99%. Isabel dos Santos, em tempo de crise investe milhões em banco luso


Quem pode, pode, logo manda e mesmo que milhões estejam a morrer de fome, por falta de um prato de pirão ou antibiótico, seguem a marcha milionária de investimentos além-mar, indiferente ao sofrimento interno.

Kuiba Afonso

A ousadia de um investidor, Isabel dos Santos, filha do Presidente da República de Angola, não pode ser questionada, por ser da sua responsabilidade aplicar o dinheiro, em mercados onde acredita, como é o caso de Portugal, que está quase aos seus pés.
É dentro desta lógica, que sendo uma das mulheres mais ricas da Europa e de África, aos 36 anos de idade, a engenheira Isabel dos Santos, não pára de surpreender Portugal e os portugueses, Angola e os angolanos, com a sua colossal fortuna, ao ter aumentado a sua posição accionista no BPI (Banco português de Investimento), passando a controlar 9,99% do capital do banco, com a aquisição de 544,2 mil acções.
Desta forma, a engenheira angolana passa a ter assento no conselho de administração daquele banco, através da sua empresa de investimentos, a Santoro Finance, que tem a cabeça, o seu marido, Sindika Dokolo, passando a deter 88 milhões de acções do BPI, blindando a sua condição enquanto terceiro maior accionista, apenas superada pelo Criteria (holding do banco catalão La Caixa), que detém 29,4% do BPI, e do grupo financeiro brasileiro Itaú, que possui uma participação de 18,9%.
Para a concretização da engenheira foram desembolsados mais de um milhão de euros, na aquisição de títulos, que estavam disponíveis em bolsa entre 14 e 17 de Dezembro a um preço unitário médio de 1,48 euros, segundo confirmação da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) de Portugal.

Um comentário:

  1. Realmente a miúda é rica, o pai apostou milhões nela, e estes milhões estão a render, uma das maiores acionistas e braço direito de José Eduardo dos Santos.

    ResponderExcluir