segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Agrava-se estado de saúde do padre Raul Tati. Sociedade civil preocupada com silêncio de Eduardo dos Santos, do Vaticano e da CEAST


Um país que se preze com verdadeira separação dos três poderes e em vigência de uma democracia plena, os cidadãos em caso de aflição, indefinição ou injustiça, recorrem a ele, para fazer valer os seus intentos. Na maioria das vezes esta instituição é a Presidência da República, na pessoa do seu titular. No caso angolano esta figura deveria ser, José Eduardo dos Santos, que se encontra no poder a mais de 31 anos, sem nunca ter sido eleito, pese a Constituição textualizar ser Angola um Estado democrático e de Direito.

Willian Tonet

O gabinete presidencial, fruto de uma política desastrosa, elegeu-se, de uns tempos a esta parte, no maior marqueteiro quanto a posição radical da FLEC de reivindicar a independência do território do resto do país, pelas suas práticas musculadas quanto aos elementos da sociedade civil cabindense, que não pensem da mesma forma a dos bajuladores do regime, defensores da política de integração com os “fracos”, melhor, com todos quantos, na sua míope visão, fixam a sua mente, apenas nas vantagens económicas dadas por Luanda.
E com esta política de “clemência” o regime quer apagar algo que vai na alma de um povo e que se calcina, à cada dia, face a perseguição, assassinatos e prisão dos seus filhos mais representativos, como são o caso, dentre outros, do advogado Francisco Luemba e do padre Raul Tati, cujo estado de saúde é preocupante.
“O meu primo tem um estado de saúde que se agrava, todos os dias, e isso leva-nos a pensar que o tenham envenenado na cadeia, pois a sua pressão arterial é muito baixa, nas últimas horas, tem picos de febre alta e muitas vezes não se alimenta por mais de três dias”, denuncia ao F8, Angelus Pembe, acrescentando, que “se acontecer o pior o responsável tem um nome: José Eduardo dos Santos…É ele que tem apadrinhado as barbaridades cometidas pelos senhores generais angolanos, Hélder Kopelipa e José Maria, que nos consideram povo colonizado e sem direitos constitucionais. É uma actuação pior que a dos colonialistas portugueses, pois no resto do país podem tudo, nós nem constituir uma associação de direitos humanos podemos. Se isso não é colonização então só pode ser fascismo e ditadura”.
Quando um governo chega ao ponto de tornar corriqueiras estas leituras, por acusar e prender sem provas, como nos casos publicamente conhecidos, não se comporta como democrata, mas muito próximo das práticas de regimes totalitários.
A solução negocial deve ser gerida com sensibilidade e ninguém pode avocar a si, a presunção de ter a melhor e única solução. Logo, é fundamental congregar todas as sensibilidades, até mesmo as mais radicais, para se encontrar um norte, capaz de se lançar a semente para uma verdadeira conciliação. Só desta forma se conseguirá preservar a imagem do Presidente da República, em Cabinda, actualmente com índices muito baixos.
Para se evitar a continuação do regabofe, Dos Santos, pese a sua visão pouco simpática com os preceitos democráticos, deveria pôr ordem no circo e chamar a si o dossier Cabinda, com pessoas capazes de o aproximarem de uma verdadeira solução e não de paliativos, que o podem atirar para a lama.
Por outro lado, configura amadorismo, ainda na mesma senda, uma alta figura do MPLA, com ajuda de alegado dinheiro público, ter transformado a embaixada de Angola em Paris, por altura do 11 de Novembro, num palanque propagandístico da tese moribunda e anti-africana de eleger, como novos interlocutores para a crise de Cabinda o filho de Nzita Tiago…
Que idoneidade e seriedade pode inspirar um filho que traí o próprio pai? NENHUMA!
Esta estratégica tem sido não só danosa, como dolosa para os mais altos interesses da unidade e conciliação do território nacional, pelo que persistir em algo que se conhece errado, pode constituir um ilícito, por, não só fragilizar o país, como colocar em risco a vida de pessoas inocentes.
Daí, nos últimos tempos, a tensão estar a subir, em Cabinda e constituir mesmo a conversa de todos os cantos, ante a insensibilidade do governo de Luanda, face ao disseminar da informação, sob o degradar do estado de saúde do padre Raul Tati, detido desde Abril de 2009 e condenado por uma lei criada no tempo de partido único, para prender e assassinar os alegados fraccionistas, em 27 de Maio de 1977, num número estimado em 80 mil homens.
Uma fonte confidenciou ao F8 estar a ser preparada “uma mega manifestação contra a política do presidente Eduardo dos Santos e de solidariedade aos presos, com destaque para o padre Raul Tati, por se encontrar doente, nas masmorras da Cadeia Penitenciária do Yabi, pois, depois de uma relativa melhoria, o estado de saúde do padre Raul Tati voltou a ser preocupante”.
Por outro lado, o ativista cívico, Marcos Mavungo, disse que em função dessa triste situação, terem pedido “ao Governo que tenha um gesto humanitário permitindo aos presos a assistência médica de que necessitam. O estado de saúde do padre requer internamento e exames clínicos, mas também estão doentes, o advogado Francisco Luemba e André Benjamim Fuça”.
Daí o questionamento de Angelus Pembe, “será que esta restrição de assistência que viola a própria Constituição de Angola, visa a morte de inocentes, para permitir que os seus detratores no seio da CEAST, virem depois chorar lágrimas de crocodilo, nos seus funerais?”.
Por sua vez, o Secretário de Estado para os Direitos Humanos, Bento Bembe, que esteve a visitar os presos disse: “Estive a conversar com eles e estão todos bem, à exceção do padre Raul Tati, que está com problemas de hipotensão e que tem tido assistência médica”, disse Bento Bembe, acrescentando que “na semana passada, esteve (padre Raul Tati) mal e sem poder receber visitas. Foi isso que deixou as pessoas preocupadas e a pensar que estivesse muito mal. Conversei com eles e disseram-me que o que mais os aflige é estarem presos sem terem cometido nenhum crime”, frisou.
Sobre o mesmo assunto, a UNITA, também já exigiu a libertação do padre Raul Tati, por estar doente e a precisar de assistência médica. Todos os ativistas de Cabinda detidos afirmaram-se inocentes e disseram tratar-se de uma “condenação política” pela sua atividade em Cabinda na defesa dos direitos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário