sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Injustiça e mentira caminham juntas em Angola. Em Angola se Jesus vivesse estaria nas cadeias de São Nicolau


O programa Angola Jovem em curso no país, está ensombrado de hipocrisia que ofusca a ansiedade dos jovens. Pretende-se construir a imagem de que, o futuro da juventude está nas 92 casas construídas em cada uma das 18 províncias de Angola em nome desta franja que representa a maioria da população, merece muito mais do que isso. Merece, por exemplo, a um caminho e uma luz, quanto ao Sistema de Educação, visando um projecto de formação académica de cada um, com base na criação de escolas de base, institutos médios e universidades, sérias, com base em igual pressuposto do seu quadro de pessoal.

Alexandre Cortes*

“A mentira e a injustiça, caminham juntas em Angola ”, revelou o sacerdote católico. “ Estamos numa sociedade onde todos querem ser chamados chefes e quando assim não acontece, os pequenos são penalizados e pagam caro pelo orgulho ”, asseverou, em homilia dominical, no 21.11, o padre Henrique Simão Mutali, perante mais de mil jovens oriundos das diversas paróquias, durante a solenidade da festa do Cristo Rei, na Capela do Bairro Cambongue que, a 04 de Julho de 2009 recebeu o primeiro Bispo do Namibe, Dom Mateus Tomas, recentemente falecido em acidente de viação na província do Huambo.

Diante de tão ilustre plateia, carente de horizontes formativos e prospectivos, que reclamam políticas mais ousadas no domínio social, como a Educação e Saúde, melhor, o Estado e os seus organismos devem lançar âncora as ferramentas indispensáveis, para que cada um em posse das enxadas do saber seja capaz de capinar a sua lavra, erguer o seu silo e habitação desejada, principalmente os jovens caboucados no interior.

Não parece de bom tom, criar convulsões no seio de mais de um milhão de jovens, no Namibe, por pouco mais de 92 residências, cujos critérios de distribuição são dúbios.

A propalada campanha do governo, emitida nos meios de comunicação sociais públicos, sobre "CASA PRÓPRIA", dão a sensação de que a resolução deste problema ou com a recepção de uma casa, a esfera do jovem estará coberta e os seus problemas básicos estarão resolvidos.

Ledo engano.

As casas são necessárias, mas não são a principal necessidade dos jovens angolanos e o Namibe é prova disso. “ Quantos jovens morreram em acidentes de viação na estrada nº 280, Namibe/ Lubango, por terem de percorrer, quase que diariamente milhares de quilometros, para irem estudar, na cidade capital da província da Huíla? A estatistica é elástica. Tudo por a sede de saber os levar fora do seu habitat, com as consequências nefastas daí inerentes, por falta de academia no Namibe. "Se tivessemos estas faculdades aqui, quantas vidas poupariamos"?, pergunta o sacerdote Henrique Mutali, considerando a situação como uma espécie de jugo ou colonização intelectual, sobre a juventude do Namibe.

A injustiça é um mal apontado pelo sacerdote católico, que ainda faz morada, em grande escala, em Angola. “Vocês já viram algum dia um governador na cadeia de São Nicolau? (…não…), vocês já viram um ministro na cadeia do Bentiaba? (…não…) responderam negativamente os jovens, sorrindo. O padre insistiu perguntando. Então, quem são os que lá estão? Somente os fracos, os humilhados e os mais pobres. Se Jesus vivesse nos dias de hoje, na face desta terra, certamente que também pararia na cadeia do Bentiaba.

O Padre Henrique Mutaly embalado pelos ventos da fé, animava os corações juvenis e remata: “mas isso não significa que Jesus ficaria em São Nicolau para todo o sempre. Apenas para ver como é que os homens vivem, maltratando outros homens”, afirmou, adiantando que "os homens mesmo reconhecendo o erro das suas obras, ainda assim recorrem à vinganças e ciladas contra esta ou aquela pessoa, com o propósito de matar o inocente, matar uma vida que é pertença de Deus. Fizeram isto com Jesus, mas nos nossos dias e sobretudo aqui em Angola, ainda este comportamento condenável é visível, não é preciso recorrer as lupas para se dar conta disso".

A festa do Cristo Rei na localidade turística do Arco, Município do Tombwa em 2009, marcou na história da Diocese do Namibe por ser a primeira e última vez que a Juventude Católica do Namibe, festejou com o seu primeiro Bispo Dom Mateus Tomás, falecido no passado dia 30 de Outubro, em Niñginiñgi, no troço Catengue/Chongoroi, na província de Benguela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário