terça-feira, 5 de outubro de 2010

Primeiras reacções de José Eduardo dos Santos


”O pai biológico de Josefa Matias é uma outra pessoa, que ela deve continuar a procurar”

O Presidente da República José Eduardo dos Santos negou no 27.09 ser o pai biológico da congolesa Nguituka Josefa Matias, de 46 anos cuja paternidade lhe é atribuída pela própria cidadã, nascida na República Democrática do Congo (RDC), fruto de uma alegada relação com Elisabeth Kaenje, mãe de Josefa, no tempo em que José Eduardo dos Santos representou o MPLA naquele país vizinho.

“Sou José, em minha casa os meus familiares tratam-me por Zé. Os mais novos chamam-me mano Zé. Os meus sobrinhos tratam-me por tio Zé. Durante a minha infância na escola, no Liceu Salvador Correia (actual Mutu Ya Kevela) por onde passei, nas lides de futebol, na música, etc., e na juventude, todos me conheceram e trataram-me por José Eduardo. Na guerrilha, no MPLA, quer em Kinshasa (RDC), quer em Brazzaville (Congo), enfim, nos meus tempos de estudante, os meus companheiros e os meus amigos de luta e colegas chamaram-me José Eduardo. Fui sempre conhecido por José Eduardo e nunca por Edú. Edú é diminutivo de Eduardo, Eduardo é o nome do meu falecido pai”, esclareceu, acrescentando que “ o pai biológico de Josefa Matias é uma outra pessoa, que ela deve continuar a procurar”.

Sobre o argumento usado pela senhora de que José Eduardo dos Santos tinha sido apresentado a uma família congolesa, o Presidente da República esclareceu que chegou ao Congo, designadamente a Leopoldeville, hoje Kinshasa, em Novembro de 1961.

“Tinha 19 anos e saí do Congo, aproximadamente, entre Julho e Agosto de 1963. Estava a fazer 21 anos”, lembrou. “Durante a minha permanência em Leopoldville, não tive amizade com nenhuma família congolesa, não tive nenhuma prima que tivesse relações de amizade com uma família congolesa e que me tivesse apresentado a essa família”, esclareceu. “Naquela idade, durante o período que vivi no Congo e depois na União Soviética, onde fui fazer os meus estudos, não tive nenhuma namorada. Não tive nenhuma amante. Nem congolesa, nem angolana, nem de outra nacionalidade qualquer. Nessa altura, não pensava em ter namorada, nem arranjar filhos, nem casamento. Tinha outras preocupações”, afirmou o Presidente, concluindo que, por essa razão, não pode ter feito qualquer filho.

“Soube do assunto através de familiares”

José Eduardo dos Santos aconselhou a cidadã congolesa a ter paciência e a procurar o seu pai biológico. O Presidente lembrou que pelos congos Kinshasa e Brazzaville, passaram muitos angolanos, refugiados e alguns que se instalaram lá por contingências da luta de libertação. Por isso, “pode ser que alguém se tinha chamado Eduardo e Edú e que seja o pai biológico de Josefa Matias. Ela deve ter a paciência e continuar a procurar, porque essa pessoa é outra. Não é José Eduardo dos Santos”, frisou o Chefe de Estado, insistindo que, pelo conteúdo da entrevista e pelas afirmações de Josefa Matias “ela tem de ter paciência e continuar a procurar pelo seu pai, porque pelos dados que ela apresenta a pessoa que procura é outra, não é o senhor José Eduardo dos Santos, que sou eu”.

O Presidente da República disse que soube do assunto através de familiares e amigos que informaram de uma entrevista que a cidadã congolesa concedeu ao semanário “Folha 8”, José Eduardo dos Santos disse que ficou “espantado por tudo quanto foi dito”.

Ngutuika Josefa Matias afirmou à imprensa que nasceu logo após o pai ter partido para a União Soviética para estudar, razão pela qual não foi registada, acabando por ser reconhecida pelo padrasto, que tem o nome Matias. Josefa diz que procura pelo pai biológico desde 1999, altura em que veio dos congos. Na entrevista ao semanário, reconheceu que nunca se encontrou com o pai. Josefa veio a Luanda para estabelecer contactos com personalidades próximas da família do Presidente José Eduardo dos Santos.

3 comentários:

  1. que ela tenha paciencia o pai verdadeiro vai parecer quarque deus é justo

    ResponderExcluir
  2. Tó a gostar o uso das moedas pela população angolana e os comerciantes locais, pois o governo tem gasto muito dinheiro para fabricar tais moedas, mas que depois acabam de ser confinadas nos cofres e armários pessoais.

    ResponderExcluir
  3. faça o teste DNA ai saberemos quem fala a verdade
    Mas num terra, que tudo se vende e tudo se compra a verdade ;poderia virar mentira

    ResponderExcluir