quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Nguituka reafirma “Sei que isso é um assunto muito sério”


Folha 8 – Senhora Nguituka, sabe que isto é um assunto muito sério, não sabe?
Josefa Matias – Sim. Sei.

F8 – E ainda assim a senhora não teme as consequências, caso se confirme não ser filha e vista como impostora?
JM – Não! Eu sei. Mas a minha mãe estava a me falar sempre, se eles te vão complicar; DÁ SÓ SANGUE!, para fazer o teste de ADN.

F8 – A sua mãe lhe dizia isso mesmo?
JM – Sim, muitas vezes

F8 – Até ao último dia?
JM – Sim! Até 2004 quando ela faleceu. Eu estava com ela e foi só chegar para lhe perguntar como foi de verdade a história do papá (Zedu) com ela minha mãe. E ela só disse, não ter de falar muito, dessa história aí… você lhe fala só para tirar sangue e acaba o problema.

F8 – E a senhora quer mesmo correr esse risco, que lhe tirem sangue? Lhe façam o teste?
JM – Sim.

F8 - Não tem medo?
JM – Não tenho medo

F8 – Tem a certeza mesmo que é filha do presidente?
JM – Tenho a certeza!.

F8 – E os irmãos da mãe, dizem o quê?
JM – A mãe não tem nenhuns irmãos e a irmã dela já faleceu

F8 – Quando a sua mãe conheceu o Presidente da República, fazia o quê?
JM – Viajava. Era comerciante. Ia a Cabinda, Congo e outros países, comprar e fazer negócios …

F8 – Vivia onde. Em Brazzaville?
JM – Não. A mãe vivia no Banduandu, ali na província do Kassongulunda.

F8 – E onde é que ela conheceu o cidadão José Eduardo dos Santos?
JM – Foi nos lados do Kassongulunda, no Banduandu. Foi ali que se encontraram, perto do Tembola do Tembo, na fronteira do Tunguila.

F8 – Quanto tempo é que durou a relação amorosa entre a sua mãe e Eduardo dos Santos?
JM – Uns meses, talvez um ano, não sei ao certo. ..

F8 – A senhora nasceu quando, exactamente?
JM – Nasci a 02 de Maio de 1964.

F8 - Aonde?
JM – Em Fanzi ao lado de Kassongulunda (na RDC)

F8 – Quem lhe deu o nome de Nguituka?
JM – A mãe me disse que antes do pai (Eduardo dos Santos) partir tinha deixado um nome para dar ao bebé que ia nascer. E quando nasci recebi o nome que o pai tinha dito: Nguituka.

F8 – Atenção. Quem disse para dar esse nome.
JM – Eu disse. O pai José Eduardo dos Santos.

F8 – José Eduardo dos Santos foi posto ao corrente de que a sua filha tinha nascido?
JM – Sim.

F8 – Então você é Nguituka?
JM - Sim.

F8 – Então porque é que não disse Josefa Nguituka, quando cumprimentou o Presidente no óbito?
JM – Porque me disseram para dizer só Josefa.

F8 – O que sabe mais de histórias desse alegado relacionamento entre os seus pais?
JM – Sei que uma vez, no bairro onde ela morava o presidente Mobutu mandou ir apanhar pessoas que estavam com o MPLA e o pai (Zedu). E me disseram que ele estava lá com 7 pessoas e quando os homens de Mobutu foram o pai conseguiu fugir e levou com ele a minha mãe e mais três irmãs para a casa dos padres, na altura a minha mãe estava grávida.

F8 – A Nguituka é a mais velha ou já outros filhos?
JM – Sim. Tinha já 7 filhos, eu sou a oitava?

F8 – Os filhos eram também do Presidente?
JM - Ele sabia que a minha mãe tinha outro marido, que estava zangado e separado dele e que naquele momento parece que o papá tinha 22 anos.

F8 – Fugiu e depois, o contacto era como?
JM – Faziam por esses telefones antigos, em casa dos padres.

Um comentário:

  1. Para os orgao da comunicacao social, sou um cidadao comum, e entre nos o mias velho foi longe de mais, ate a este ponto isto xta mais q critico, se um teste de DNA pode dar a resposta deste assunto pk q exita?
    A sra Nguitula me pareceu bem certa do q estava a narrar no F8, e tem mais pelo abuso de poder q o nosso kota tem pode ate alterar ou corromper o laboratorio responsavel por este teste para q o resultado ocorra negativo, por tanto cabe aquela pessoas de direito a terem um pouco mais de humanismo e velarem por aquilo que e certo e darem de direito a verdadeira paternidade desta irma sofrida infelizmente.

    ResponderExcluir