terça-feira, 5 de outubro de 2010

Até hoje tenho certeza que mãe não errou. Não quero aldrabar ninguém, apenas o reconhecimento paternal


Folha 8 – Disse que nas conversas que teve com os seus tios, ou irmãos do Presidente Eduardo dos Santos chegou a colocar um problema do terreno, como foi isso?

Nguituka Josefa Matias dos Santos – Depois de eu explicar, uma semana mais tarde telefonou-me a (prima) Avelina dos Santos, a perguntar como estava a seguir o caso que eu tinha revelado, sobre o terreno que me foi recebido por um senegalês, ou maliano, não sei. Eu disse; só estou à espera da vossa ajuda…

F8 – Eles ajudaram?
JM – Não ajudaram! Só falaram... Prometeram, mas ainda estou à espera. Disseram que há aí uma organização que ajuda, do camarada Kionga. Ele veio falar e dei tudo, nome, documentos, contacto, e ele disse, fiquem calmos vamos resolver isso…

F8 – Lembra-se do nome da organização?
JM – Não. Esqueci.

F8 – E esse senhor, como é que se chama?
JM – Kionga.

F8 – Dona Nguituka qual é a sua expectativa? Melhor, o que é que espera com isto tudo?
JM – Eu quero tudo que um filho quer. Não é para queixar ou falar mal do pai. Quero só encontrar para lhe dizer que eu estou viva.

F8 – Apenas pretende saber se é filha do presidente ou não?
JM – Sim, só isso.

F8 – A sua mãe não lhe falou de nenhum amigo do seu pai que andava com ele?
JM – Não.

F8 – Nunca pensou ir na embaixada de Angola tentar entrar em contacto com ele?
JM – Não. Ele estava lá, na fronteira, do lado do Caemba.

F8 – Mas quando chegou aqui e encontrou a família, do seu alegado pai, como foi recebida?
JM – Depois dos miúdos se conhecerem, fui muito bem recebida.

F8 – E depois o que aconteceu?
JM – Depois fui sempre sido convidada para participar nos óbitos da família, para almoços o que significa, que antes mesmo do teste, que sempre exigi, me aceitaram como parte da família, não é? Mas o problema é que depois não me deixam ter o contacto com o pai.

F8 – Porquê, não lhe deixam?
JM – Não sei porquê. O tio Avelino foi o único que me disse que tenho de ir falar ao mais velho (Zedu), mas as outras pessoas falavam, fica calma, vamos ver como nós podemos fazer…

F8 – Mas você, quando falou com o tio Avelino, viu no rosto dele o quê? Que ele aceitou que você é filha ou uma impostora?
JM – Não, ele notou mesmo que eu sou do sangue deles. O que eu não estou a compreender é porquê o mais velho, o presidente, não está a aceitar que eu sou filha.

F8 – Mas o tio Avelino não disse que ia falar com o papá (Zedu) pelo menos para ele te falar?
JM –Disse isso, sim. Que vai falar com a irmã dele (de Zedu) para ver como se encontrar. Prometeu responder, mas até agora nunca me ligou para dar a resposta.

F8 – Então para você, quem é que está a encobrir, é o Avelino, é o Luís, ou a Marta?
JM – Eu estou a ver que é a família toda. Eu nem sei se o pai (Zedu) sabe que eu estou aqui ou não.

F8 – Até hoje você acha que o pai não sabe?
JM – Sim…eu estou a ver…

F8 – Quando você foi lhe cumprimentar no óbito, como foi…
JM – Não…quando eu fui cumprimentar só disse o que me disseram para dizer, «Dá só o nome. Porque ele já sabe e vai ficar a saber logo que tu és sua filha». Então eu só disse, “Josefa”, mais nada...

F8 – E quando ele (Zedu) cumprimentou o teu filho?
JM – O filho estava atrás de mim. Eu vi que eles ficaram com a mão dada um ao outro muito tempo, não estava a lhe deixar passar, mas nenhum deles estava a falar nada..

Nenhum comentário:

Postar um comentário