quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Lista dos mais danosos líderes africanos. Listas do crescimento económico REAL


Mouammar el-Kadhafi, Líbia, 69 anos. 42 anos no poder, 2. Teodoro Obiang Nguema, Guiné Equatorial, 69 anos. 32 anos no poder, 3. José Eduardo dos Santos, Angola, 69 anos. 32 anos no poder…XÉ!!? Zédu no pódio da vergonha!... Segue o comentário asssinado pelo investigador Damien Glez
«Filho de um alfaiate, Dos Santos muito cedo se tornou militante contra o jugo colonial português e foi designado como sucessor do pai da independência de angolana, Agostinho Neto. A sua presidência mais de trentenária está marcada por uma longa guerra civil que teria feito mais de 30.000 mortos. Ao longo de todos esses anos, ele sempre presidiu o marxista-leninista Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e nunca deu tréguas à União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) de Jonas Savimbi. Este último acabará por ser morto em 2002. A nova Constituição do país, adoptada em 2010, não prevê que se orgasnizem doravante eleições presidenciais, as quais serão substituídas pela designação directa como presidente da República de Angola, do presidente do partido com maior número de votos obtidos nas eleições legislativas. Uma verdadeira avenida aberta para deixar passar, à vontade, José Eduardo dos Santos».
A Zédu seguem-se outros presidentes colados de longa data aos seus respectivos cadeirões, mas já fora do pódio:
4. Robert Mugabe, Zimbabwe, 87 anos. 31 anos no poder, 5. Paul Biya, Camarões, 78 anos. 29 anos no poder, 6. Yoweri Museveni, Uganda, 67 anos. 25 ans no poder, 7. Blaise Compaoré, Burkina Faso, 60 anos. 24 anos no poder, 8. Omar el-Bechir, Sudão, 67 anos. 22 anos no poder, 9. Idriss Déby Itno, Tchade, 59 anos. 21 anos no poder, 10. Issayas Afewerki, Eritreia, 65 anos. 18 anos no poder.
Fonte: Internet (yahoo.fr)

As curiosas listas da CIA World Factbook
Saiu a público muito recentemente e com larga difusão na Internet, uma série de curiosas listas, classificativas de países e personalidades africanas, que, se por um lado nos deixaram surpreendidos, por outro, vieram confirmar o que nos parecia ser um painel dourado de fachadas esburacadas. Assim, entres os dez países que nos últimos anos mais cresceram em África do ponto de vista económico, Angola nem sequer aí figura.
Pelo essencial, as classificações apresentam os 10 países que alcançaram as mais altas taxas de crescimento do seu respectivo Produto Interno Bruto (PIB) REAL, nestes últimos três anos, a partir de dados do CIA World Factbook.
Por outro lado, essas mesmas classificações baseiam-se também em projecções de desenvolvimento (PDF) feitas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) para o ano de 2011, assim como sobre a taxa de corrupção (PDF) estabelecida rigorosamente pela organização Transparency International, ao que acrescem os dados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), fornecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), assim como o PIB por habitante da CIA a partir dos cálculos do FMI e do Banco mundial. E do conjunto de todas essas análises, estatísticas e outras observações adstritas, é que foi elaborada esta classificação de desenvolvimento global.

Listas do crescimento económico REAL*
Países com maior crescimento económico de África: 10-Tanzânia, 9-Malawi, 8-Moçambique, 7-Etiópia, 6-Zâmbia, 5-Nigéria, 4-Zimbabwe, 3-Botswana, 2-República do Congo e 1-Gana. Estes são os dez países que maior crescimento económico têm. A Tanzânia em décimo lugar enquanto o primeiro lugar vai para o Gana. Angola nem sequer aí figura, o que contraria do tudo ao todo as baboseiras debitadas a elogiar o nosso “prodigioso” crescimento económico, dixit, «O maior de África e um dos mais dinâmicos do mundo”.
Países com o pior crescimento económico de África: 10-Costa do Marfim, 9-Benim, 8-Lesotho, 7-Eritreia, 6-Comores, 5-Swazilândia, 4-Guiné, 3-Angola, 2-Guiné Equatorial e 1-Madagascar. Ó dolorosa surpresa!! Não estar entre o melhores, bom, podemos aceitar, mas estar assim!!?... Entre os piores, e não é tudo, pois Angola ocupa um tristíssimo lugar no pódio, no terceiro lugar a partir do último, e atrás de nós só encontramos a Guiné Equatorial e o Madagascar, como países com pior crescimento económico (!!!). Angola entre os piores dos piores do mundo no que toca ao crescimento clobal interno!?... Talvez não seja bem assim, mas temos de ser humildes e levar em linha de conta estes cáculos divulgados por agências de grande credibilidade internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário